Páginas

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

OFS e JUFRA: viver os novos desafios do Carisma Franciscano.

No século XIII, Deus suscitava na Igreja, partindo do íntimo, juvenil e cordial coração de Francisco: O CARISMA FRANCISCANO. Filho de Pedro Di Bernadone, burguês que acreditava na promoção pessoal através de acumulo de bens materiais, na cidadezinha de Assis no centro da Itália, ele muda o coração e começa um estilo novo, um voltar-se de novo para Cristo, para seu tempo e para o que os homens tinham se esquecido. Algo até então só visto na historia do cristianismo no surgimento da vida monástica, no deserto, nos idos do século IV d. C. que então lutava pela busca de santidade, conversão pessoal, ascese e contemplação como estilo de vida radical e pobre. No seu tempo, Francisco inaugura uma forma vitae (forma de vida) que em alguma face se aproxima deste estilo monástico, mas que oferece muito ao contexto histórico em que está radicado e de certa maneira é uma novidade ou uma boa nova a ser anunciada a todos.

Os primeiros a serem anunciados e a anunciar isto, são os jovens que seguem o modelo desconhecido e empolgante que marcava o coração e a alma de quem via ou encontrava aquele poverello a percorrer caminhos diferentes e esquecidos. Talvez a grande notícia que este homem de Assis traga para os seus contemporâneos seja esta: a possibilidade de ser cavaleiro, ser caminhante, peregrino, andante ou mendicante nestes caminhos que ora se encontravam escurecidos sem a presença do Amor. É este caminho que Francisco aponta aos jovens de seu tempo que se propõem a andar na ordo minorum (Ordem dos Menores), como simples irmãos e mães uns dos outros. Sendo assim cavaleiros e esposos da mais bela Dama e Senhora, a pobreza.
O legado franciscano que nasce neste século, percorre todos os momentos da história humana até chegar aos nossos dias. Sabendo de sua importância, muitos jovens hoje buscam ingressar nas vias do pobre de Assis, nas camadas mais diversas do seguimento, (Ordem 1ª: OFM, OFM-Cap, OFM-Conv; Ordem 2ª: Clarissas e Ordem 3ª: OFS e Jufra) “abandonam tudo” por este ideal de vida, renunciam ao mundo e se travam a desbravar o caminho mais árduo e desconhecido que é o coração humano. No molde de São Francisco buscamos encontrar o rosto pobre, humilde e crucificado de Cristo dentro de cada irmão que encontramos na vida, desde os mais amigos, aos desconhecidos e esquecidos da sociedade.

Reviver o carisma desde o seu nascimento, reencontrar os irmãos na Seráfica Ordem, redirecionar o caminho e revisar a vida é típico caminho franciscano. Que nestes dias de festa e comemoração do nascimento da espiritualidade franciscana, todos os irmãos possam se encontrar ou viver de novo o seu chamado, a sua fonte originária de seguimento e missão, o momento crucial em que fomos tocados a seguir o Jesus Cristo da cruz nas pegadas de São Francisco de Assis. É tempo de voltar ao primeiro amor, de bater a poeira acumulada nos pés de reorganizar a bagagem para poder seguir viagem sem medo ou desanimo. 800 anos de carisma e mais desafios a superar e caminhos adversos a percorrer. Contamos sempre com a intercessão do nosso Serafim de Assis, que ele cuide de nossas fraternidades que não nos falte a coragem de servir. “Enquanto tivermos tempo façamos o bem” (São Francisco).

FERNANDO LUIZ
FRATERNIDADE SENHORA SANTANA