Páginas

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Fraternidade

Como já sabemos, o Evangelho é na vida de Francisco uma Bússola que aponta o rumo de sua vida, é nesta via que ele encontra em Mateus Cap. 23 Vrs. 8 o devir de sua ordem. É uma missão a começar por ele mesmo, dizendo que fazia sempre com os outros exatamente como queria que fosse feito consigo mesmo (c.f. II Cel 180). e como uma mãe que trata seu filho, queria que todos se cuidassem mutuamente como mães e filhos uns dos outros. (Idem.).

Era a maior de todas a virtudes, viver em fraternidade era a coisa mais importante e que preenchia o sentido e animava o coração dos seguidores do santo. Amando-se uns aos outros, sendo sábios ou simples, pequenos ou grandes, de origem rica ou pobre, “servindo –se uns aos outros” (c.f RNB 11,1). Mostrando através das obras o amor que temos por cada irmão. Ainda na primeira redação da Carta aos fiéis, Francisco começa com a seguinte exortação aos irmãos da penitência: “Todos os irmãos que amam o Senhor de todo coração, de toda alma e mente, e com todo vigor e ama seu próximo como a si mesmo” (c.f 1CF 1,1) deixando bem evidente que a nossa vida é a fraternidade e que tudo o mais deve surgir dela, sem reservas.

Em muitas fraternidades de OFS e Jufra, existem grandes problemas de convivência e principalmente a falta de caridade de ambas a partes. Um simples exercício de Alteridade de desprezo de si ou sacrifício dos próprios interesses, em proveito de uma pessoa, causa ou idéia ou ainda do outro como irmão, nos oferece um grande empurrão para resolvermos metade de nossas contendas.

É só querermos enfrentar o outro como irmão e não como inimigo, como João, o Simples, que em Francisco imitava até seus soluços e espirros, mas deixava bem claro que seguir o Cristo em fraternidade é bem mais fácil.
Vamos começar?

FERNANDO LUIZ
FRATERNIDADE SENHORA SANTANA